top of page

Bioimpedância

O Exame de Bioimpedância é voltado para uma análise completa da composição corporal, avaliando não somente o peso, mas também o percentual de gordura, massa muscular, massa total e outros marcadores importantes para o acompanhamento da saúde, como por exemplo, a Taxa Metabólica Basal. 

Por isso, pacientes que desejam iniciar um processo de emagrecimento ou ganhar massa muscular, podem acompanhar seus resultados através da Bioimpedância de forma periódica em busca de alcançar metas e objetivos de acordo com suas necessidades individualizadas.

O exame é realizado com o paciente na posição ortostática (em pé) em cima de uma plataforma, posicionando os pés na parte metálica e as mãos afastadas do corpo em contato com outros eletrodos manuais.

A partir da análise obtida, é possível  (Composição Corporal + Taxa Metabólica Basal) é possível orientar a dieta conforme as necessidades e objetivos de cada paciente, seja visando a perda de gordura, seja em busca do ganho de massa muscular.


Aqui no consultório, a Bioimpedância é realizada a partir do InBody 120. Veja quais índices são mensurados:

◾ Composição Corporal:

Nesta análise, a Bioimpedância indica a quantidade total de água no corpo, além de proteínas para a construção de músculos, minerais no que diz respeito ao fortalecimento de ossos, massa de gordura como armazenamento de energia extra e a toma de todos estes marcadores, totalizando o peso corporal.
.
◾ Controle Músculo-Gordura:

Compreendido pelos marcadores que indicam o peso, a massa muscular esquelética e a massa de gordura, esta análise possibilita  que o médico faça as recomendações apropriadas da quantidade de músculo e gordura para uma composição corporal ideal às necessidades individualizadas do paciente.

◾ Análise de Obesidade:

Apresentada através do IMC (Índice de Massa Corporal) e do PGC (Percentual de Gordura).

◾ Massa Magra Segmentar:

A avaliação segmentada da massa magra mostra a distribuição muscular e o equilíbrio de seu desenvolvimento.

◾ Gordura Segmentar:

A quantidade de gordura em cada segmento é cuidadosamente estimada para o controle apropriado da gordura localizada em relação ao peso ideal.

◾ Além dos dados adicionais: Taxa Metabólica Basal (TMB) - quantidade energia em quilocalorias (Kcal) que seu corpo gasta para sobreviver, ou seja, realizar todas as atividades metabólicas em repouso durante um dia.

Relação Cintura-Quadril (RCQ) - medida relacionada de forma direta com algumas doenças, como o Risco Cardiovascular, por exemplo.

Nível de Gordura Visceral - É a gordura existente na cavidade abdominal, que envolve órgãos vitais, como estômago, intestino e fígado. Quando tal pontuação está alta, também pode indicar Riscos Cardiovasculares.  

Grau de Obesidade - Índice que indica se há Sobrepeso, Obesidade graus I, II e III.

E uma pontuação InBody - refletindo a avaliação da composição corporal do paciente.  

PREPARAÇÃO PRÉ-EXAME:  

 

A Bioimpedância exige alguns procedimentos para que seja realizado de forma segura. Confira as recomendações para a realização desse exame:

▪ Evite refeições pesadas nas 3 horas anteriores à medição;
▪ Esvazie a bexiga antes do exame;
▪ Evite por 24 horas, ou pelo menos suspenda por 12 horas, a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos com cafeína (refrigerantes, café, chocolates, chá verde);
▪ Em caso do uso de diuréticos, verifique com o seu médico a possibilidade de suspendê-lo por pelo menos 12 horas antes;
▪ Evite a prática de exercícios intensos nas últimas 3 horas que antecedem o exame;
▪ Use roupas leves, que não acrescentem um peso significativo ao seu corpo;
▪  Não se recomenda a realização da Bioimpedância nos períodos pré-menstrual e menstrual.

◾ RESTRIÇÕES:

▪ Portadores de marca-passo;
▪ Gestantes.

bottom of page